A 6ta Conferência Postal e Logística da UNI Américas será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, nos dias 12 e 13 de setembro.
A privatização do correio ocasionará a externalização de serviços; a redução da rede postal e afetará à população mais pobre e vulnerável localizada em lugares remotos. A UNI Américas P&L continua lutando contra a privatização e defendendo o serviço postal público de qualidade e inclusivo; nossa luta é contra o desregulamento, as reformas trabalhistas que cortam o direito a negociar coletivamente e constituem-se em uma ameaça para o sindicalismo do setor serviços e para todos os trabalhadores postais e de logística.
- Mark Dimondstein, Presidente APWU, USA
- José Rivaldo, Secretario General FENTECT, Brasil
- José Aparecido Gimenes Gandara, Presidente FINDECT, Brasil
- Regino Martins, CC.OO. Espanha
- Pepe Sayagues, UGT, Espanha
Intervenções na conferência sobre as lutas contra a privatização e a liberalização (25 min).
A raiz das mudanças e as transformações do mercado, os sindicatos do setor postal, da logística e do transporte procuram compartilhar experiências para coordenar suas estratégias nas empresas multinacionais.
- Edgar Díaz, Secretario General ITF.
- Loïc Verreman, UNI Postal & Logística.
Troca de opiniões sobre o estabelecimento e desenvolvimento de alianças sindicais com outros sindicatos globais.
- Palavras por Jandira Feghali, Deputada Federal Rio de Janeiro.
- Palavras por José Aparecido Gimenes Gandara, Presidente FINDECT.
A rede postal está próxima às comunidades, oferece confiança para seus clientes, facilita a implementação das políticas públicas, em muitos países são parceiros estratégicos. A transformação do setor nos insta a questionarmos sobre como podem os sindicatos impulsionar mudanças no setor, encaminhados a oferecer um serviço mais ecológico e atenuar a mudança climática, qual será o papel dos sindicatos no futuro? Require-se de uma abordagem inclusiva e inovadora onde os sindicatos liderem o debate sobre la futura estrutura das empresas postais, que inclua as diferentes necessidades e requerimentos dos trabalhadores para garantir que ninguém fique fora.
- Vídeo sobre o tema de Correios digital e ecológico.
- Jan Simpson, Presidenta CUPW, Canadá
- Susan C. Alexander, UPU Experta em Regulamentação Postal e Políticas de la ONU Direção de Políticas, Regulamentação e Mercados.
- Vídeo sobre Correios de Argentina
- Alberto Cejas, Secretário Geral, FOECYT, Argentina
- Marcos Sant Águeda, FINDECT, Brasil.
- Irlanda sobre a diversificação do comércio eletrônico, correio verde (ASC)
Troca de opiniões sobre a inclusão de novas necessidades e reivindicações nas estratégias de negociação coletiva para proteger e salvaguardar aos trabalhadores na era digital.
A evolução tecnológica, a introdução de uma concorrência desleal exercida por operadores privados, a expansão do comércio eletrônico e a crescente importância das atividades dos serviços de mensagens, correio urgente e embalagem, exerceram pressão sobre as condições de emprego dos trabalhadores postais e de logística. A concorrência deve ser controlada e regulada para evitar o dumping social no setor. A importância e a obrigação de contar com processos de diligência devida tornaram-se parte do debate político tanto no contexto mundial quanto nacional ¿Como podem enfrentar os sindicatos postais aos concorrentes como Amazon e outras empresas de embalagem?
- Vídeo de Brian Renfroe, Vice-presidente NALC, USA.
- Jim Sauber, Chefe de pessoal, NALC, USA.
- Nick Rudikoff, UNI Sindicato Global.
- Ronaldo Luiz Rodrigues Leite, FINDECT, Brasil.
- Ramon Ermacora, AATRAC, Argentina.
Troca de opiniões sobre como devem agir os sindicatos para impulsionar uma regulamentação efetiva do mercado que garanta boas condições de trabalho, salários decentes e uma alta qualidade de serviço mediante uma amplia cobertura da negociação coletiva, o diálogo social, a organização, os AMG e os processos de diligência devida nas empresas multinacionais.
- Moção única sobre Prioridades estratégias 2022-2026
- Moção sobre a distribuição geográfica do Comitê: modificação da Área IV para criar a Área IV (2 postos adicionais) para o Brasil, a Colômbia, o Peru, o Ecuador e a Bolívia.
- Declaração de Solidariedade com Paquistão/Correios Espanhóis/CWU
Preside Jens Saverstam Vice-presidente Mundial UNI Postal & Logística