A 6ª Conferência da UNI Américas Mulheres se realizará, pela primeira vez, de forma virtual e terá lugar o 2 de dezembro. Neste primeiro encontro virtual se dará cumprimento às questões estatutárias da nossa organização e assim respeitar as disposições estabelecidas pelas filiadas no seu documento fundacional. A crise sanitária global haverá impedido, momentaneamente, que possamos nos encontrar presencialmente em Fortaleza, Brasil, no entanto, votaremos a nos encontrar em uma segunda oportunidade, quando houver passado esta crise sanitária e econômica, sem as restrições que existem atualmente.

Sob o tema "As Mulheres Defendamos nossos direitos, construamos nosso futuro!" a Conferência se organizará em torno a três sessões principais:

PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS, as mulheres impulsionamos um plano que contém as Prioridades Estratégicas 2020-2024.

Para alcançar estes objetivos, trabalharemos para que os sindicatos sejam uma das instituições políticas chaves e necessárias para criar uma sociedade mais equilibrada e estável para xs trabalhadorxs, especialmente as mulheres e que tanto os direitos quanto as necessidades das trabalhadoras sejam um elemento central da tarefa da UNI. Estas estratégias de ação se estabelecem seguindo as diretrizes da UNI Américas onde os sindicatos da região são atores principais para alcançar:

Um balanço de gênero nos espaços de tomada de decisões – porque os sindicatos têm um papel preponderante para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres nos espaços de poder e concluir com as desigualdades.

Um compromisso para continuar promovendo a saúde física e mental das mulheres trabalhadoras – porque temos a convicção que os sindicatos são chamados a continuar desempenhando seu papel transcendental para garantir que os direitos das mulheres trabalhadoras, como o a sua saúde, estejam protegidos dentro de um mercado trabalhista mutável e cheio de novos desafios e incertezas.

Um compromisso para eliminar a brecha digital de gênero que afeta de maneira diferente a homens e mulheres - sensibilizar sobre o impacto da tecnologia e da digitalização nas mulheres e acionar para prepará-las para enfrentar os novos desafios que se aproximam.

PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS, E CONSTRUIR UM FUTURO, a partir das organizações sindicais impulsionamos a igualdade de gênero para a construção de sociedades mais justas e equitativas.

Esta pandemia colocou ao descoberto problemáticas que durante gerações foram ignoradas: sistemas de saúde inadequados, brechas na proteção social, desigualdades estruturais nas nossas sociedades, aumento da violência de gênero e feminicídios. Nossas sociedades foram marcadas por uma cultura dominada pelos homens onde as mulheres e as meninas ficaram em piores condições que os homens; uma sociedade onde a desigualdade e a discriminação foram a norma. Esta moção está focada em impulsionar transformações na sociedade para fazê-la mais justa e equitativa, os sindicatos continuarão trabalhando para promover a reforma das instituições políticas, econômicas, trabalhistas e educativas, com o fim de combater as desigualdades que negaram direitos fundamentais às mulheres e às meninas.

PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS, E CONSTRUIR NOSSO FUTURO, OS SINDICATOS CONTINUARÃO A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO.

A pandemia da Covid-19 constatou mais uma vez, infelizmente, um problema ao que já se enfrentavam as mulheres há muito antes, a violência de gênero, evidenciado pelo alarmante aumento nos números de casos de violência doméstica contra as mulheres e meninas. A UNI Américas e os sindicatos na região debaterão nesta moção estratégias para combater todas as formas de violência, para isto, focarão seus esforços na implementação de ação conjunta para lutar contra todo tipo de violência de gênero no ambiente doméstico, no local de trabalho e na sociedade.

11 AM - 6 PM (GMT-3)

Sessão 1

11 AM

Abertura

Secretária Geral UNI

Christy Hoffman

Chefa Global de Gênero CSI

Chidi King

Aprovação da agenda e regulamentos da conferência

Eleição das comissões de credenciais e resoluções

Introdução de moções

Intervalo

1 PM

Sessão 2

2 PM

Vamos defender nossos direitos
e a construir nosso futuro

Ministra da Mulher da Provincia de Buenos Aires, Argentina

Estela Díaz

Relatório do Comitê de Resoluções

Aprovação de Prioridades Estratégicas 2020-2024

a. Ações das mulheres trabalhadoras da região: Programa de Tutoria, Campanha 40x40
b. Rompendo o ciclo da violência - Convenção 190 da OIT.

Igualdade de gênero nos sindicatos

Luta contra a violência

Intervalo

4 PM

Sessão 3

5 PM

Vamos defender nossos direitos
e a construir nosso futuro

Secretária Geral Adjunta, UNI

Alke Boessiger

Confirmação e Eleições do Comitê de Mulheres de UNI Américas

Eleição da Presidenta

Discurso da nova presidenta