Nesta oportunidade devido à pandemia da COVID-19, a 5ta Conferência da UNI Américas a realizaremos de maneira remota, os dias 9 e 10 de dezembro de 2020, para cumprir com os estatutos da nossa organização. Logicamente esperamos outro momento político onde possamos nos encontrar em pessoa, uma vez atravessada esta crise sanitária e econômica, que nos exige as restrições que existem atualmente e que é preciso cumprir para preservar a saúde de todos e todas.

Durante a 5° Conferencia Virtual do setor financeiro abordaremos temas referentes à atualidade e ao futuro do trabalho financeiro sob o título "o mundo da banca: Digitalização, FINTECH e Home Office", para depois nos adentrar no debate e desenvolvimento das moções que os sindicatos participantes tem proposto e trabalhado como eixos da Conferência, a saber:

PLANO ESTRATÉGICO ROMPENDO BARREIRAS

Neste contexto, a pandemia da COVID-19 será a causa da maior crise econômica e social da região em décadas, com efeitos muito negativos no emprego, a luta contra a pobreza e a redução da desigualdade.

A UNI AMÉRICAS FINANÇAS, nucleada na UNI AMÉRICAS e a UNI FINANÇAS continua com os lineamentos do plano adotado pela Quarta Conferência Regional de Medelín, no ano 2016 e reafirma seu compromisso de continuar combatendo as políticas neoliberais com maior unidade sindical e contribuindo a um novo modelo de desenvolvimento na região e assim colocar às Américas em Pé, lema que vemos muito oportuno nestes tempos.

SINDICATOS PARA UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

A Agenda 2030 para a Sustentabilidade e o Acordo Global de Paris sobre Mudança Climática, comemorados no ano 2015; são acordos importantes para melhorar a qualidade de vida das e dos trabalhadores e proteger o meio ambiente.

Por outro lado, o avanço dos movimentos conservadores no contexto mundial minimiza os temas ambientais já que provocam desmatamento, diminuição de investimento em saneamento, tratamento dos resíduos, proteção dos rios etc.

A recuperação econômica pós COVID-19 e o futuro do trabalho na nossa região, deve contemplar um novo paradigma de desenvolvimento, que inclua a sustentabilidade econômica, social e ambiental alinhada com a Agenda 2030.

A UNI AMÉRICAS FINANÇAS fomenta um novo modelo de negócio sustentável a longo prazo, e que contemple o cuidado do meio ambiente.

MUDAR O MUNDO DO TRABALHO

Os avanços tecnológicos e digitais estão mudando o setor financeiro a um ritmo cada vez maior e tem se aprofundado devido à crise provocada pela pandemia da COVID-19.

A UNI AMÉRICAS FINANÇAS destaca a necessidade de uma transição justa para um setor financeiro sustentável e a necessidade de garantias para que ninguém fique excluído.

É preciso afiançar os direitos das e dos trabalhadores frente às novas modalidades como a de teletrabalho.

DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS

A UNI AMÉRICAS FINANÇAS está em plena consonância com a resolução do Congresso Mundial da UNI em Liverpool sobre "Trabalhar por um mundo de paz, democracia e direitos humanos" e a moção "Democracia e direitos humanos" da 5ª Conferência Mundial da UNI FINANÇAS em Torremolinos, Málaga.

A UNI AMÉRICAS FINANÇAS reconhece o papel dos sindicatos no trabalho por um mundo de democracia e respeito dos direitos humanos.

A pandemia da COVID- 19 colocou no centro o debate sobre a saúde. A saúde deve ser entendida como um Direito Humano Fundamental nas nossas sociedades, como assim também a inclusão no âmbito trabalhista dos coletivos que historicamente foram discriminados como o coletivo LGTBIQ+.

DEFESA DAS BANCAS PÚBLICAS

A banca especulativa deve deixar de ser o principal negócio das entidades financeiras. Na região a banca pública tem um papel importante de financiamento das necessidades de investimento das pequenas e médias empresas. Se for orientado o crédito para o setor produtivo, a recuperação econômica será mais sólida e o papel dos bancos públicos é fundamental.

Construir um novo modelo de desenvolvimento na região que contemple três dimensões; a social, ambiental e econômica; e o papel da banca pública é central para fazê-lo realidade.

COVID-19

Com a pandemia da covid-19 estamos atravessando uma crise social, econômica e os problemas estruturais da região são mais visíveis. Uma crise estrutural que vem de muito longe na América Latina e o Caribe, além dos governos que implementaram políticas neoliberais e as consequências que nos incorporou a pandemia COVID-19.

A recuperação econômica depois da pandemia deve se direcionar a transformar o modelo econômico de desenvolvimento da América Latina e o Caribe; e que contemple a Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável.

INTEGRAÇÃO REGIONAL

A soberania de nossos povos e nações é um tema transcendental para conseguir a integração regional pela que lutamos a partir dos sindicatos das Américas.  Será um tema que abordaremos na nossa Conferência, os Sindicatos estamos comprometidos com o desenvolvimento econômico, cultural e territorial.

11 AM - 1 PM (GMT-3)

Abertura

11 AM

Saudação Diretor Regional UNI Americas

Marcio Monzane

Saudação Vice Presidenta UNI Americas Finanças

Juvandia Moreira Leite

Saudação Presidente UNI Global Finanças

Rita Berlofa

Saudação Chefe UNI Global Finanças

Angelo Di Cristo

Saudação Presidente UNI Americas

Héctor Daer

Saudação Presidente UNI Global Union

Rubén Cortina

Saudação Secretária Geral UNI Global Union

Christy Hoffman

Saudação Presidente da UNI Americas Finanças

Sergio Palazzo

Relatório de actividade
2016 a 2020

11:40 AM

Diretor Regional UNI Americas Finanças

Guillermo Maffeo

Conferências sobre o mundo da banca

11:45 AM

Digitalização e novas tecnologias bancárias

CONTRAF CUT

Diálogos com Pepe Mujica

12 AM

Sergio Palazzo e Elbio Monegal

11 AM - 2:30 PM (GMT-3)

Moções

11 AM

Moção 1

Rompendo Barreiras

Moção 2

Sindicatos para uma Economia Sustentável

Moção 3

Mudar o mundo do trabalho

Moção 4

Democracia e Direitos Humanos

Moção 5

Defesa da Banca Pública

Moção 6

COVID - 19

Moção 7

Moção Malvinas

Eleição do Comité Executivo
Período 2020/2024

2 PM

Apresentação das novas autoridades

Votação

Encerramento pelo Presidente eleito

2:15 PM